[K-DRAMA] Reply 1994 + 1 ano de Candy Seasons

quinta-feira, janeiro 16, 2014

   

Olá! Como disse no meu post sobre algumas coisas que alegraram o meu ano de 2013, Reply 1994 foi o meu kdrama favorito (junto com I Hear Your Voice, por quê não consigo escolher só um favorito hihihi) então resolvi escolhe-lo para fazer a primeira resenha do ano aqui pro blog. Yeeeah!


             


Reply 1994 (Também conhecido como Answer Me 1994) foi escrito pela talentosíssima Lee Woo Jeong, teve início em 18/10/2013 e terminou em 28/12/2013, contou com 21 episódios + um episódio 0 com introdução à história, 2 episódios com bastidores e um show com parte do elenco e apresentações de grupos que fizeram sucesso nos anos 90.
Ele tem a mesma proposta de Reply 1997, porém nessa versão é apresentada a história de uma família que muda de Masan, no sul da província de Gyeongsang, para Seul. Os pais resolvem abrir uma pensão estudantil para estudantes do interior que estão cursando o ensino superior por lá. Nisso somos apresentados aos encantadores jovens que passam a morar na pensão:
Na Jeong (Go Ara): Filha do treinador do Seoul Twins Sung Dong Il e da fofa Lee Il Hwa, Na Jeong cursa Ciências da Computação e é super fã do jogador de basquete Lee Sang Min, porém no decorrer da história ela revela sua paixão por alguém muito próximo. É uma garota amável, com o temperamento forte mas amiga de todos a sua volta.
Lixo ou Trash (Jung Woo): É estudante de Medicina, era o melhor amigo do falecido irmão da Na Jeong e cresceu como parte da família dela. Ele é um cara desleixado, come o que vê pela frente sem se importar com a origem ou a data de vencimento do alimento.
Chilbong (Yoo Yeon Seok): É o lançador nº 1 do time de Baseball da Univerisade Yonsei, com uma carreira promissora esse esporte é a vida de Chilbong, até conhecer Na Jeong e apaixonar-se pela primeira vez. Diferente dos outros garotos da Pensão, ele é o único que nasceu em Seul. Ele é super atencioso com todos, principalmente com o pai da Na Jeong que adora o garoto e deixa claro que todos deveriam ser que nem ele. (Meu personagem favorito desse drama <3)
Haitai (Son Ho Joon): Também é estudante de Ciências da Computação junto com Na Jeong, é um festeiro que gosta de estar sempre por dentro de tudo o que está na moda. Seu pai é o CEO de uma companhia de ônibus de Suncheon.
Samcheonpo (Kim Sung Kyun): Ele tem esse apelido por causa de sua cidade natal e sua característica marcante é sua aparência muito mais velha do que sua verdadeira idade, o que causa estranheza com todos que acabam de conhece-lo, é muito educado e divide o quarto com Haitai.
Binggrae (Baro - B1A4): Assim como Lixo, ele é um estudante de medicina mas não sabe ainda se é o que realmente quer para sua vida. É apaixonado por música e um garoto muito tímido, admira bastante o Lixo e acaba confiando bastante nele o que cria um relacionamento muito próximo entre os dois.
Yoon Jin (Do Hee - Tiny-G): Fã enlouquecida pelo Seo Taiji, está sempre seguindo seu ídolo e tem vários posters dele pelo quarto. É calada, já de início cria uma antipatia pelo Samcheonpo, e tem o hábito de contar os segredos de todos quando fica bêbada.


Assim como em Reply 1997 há dois espaços temporais no drama, um que mostra a juventude dele a partir de 1994 e o presente em 2013. Em 2013 há uma reunião no apartamento da Na Jeong na qual ela resolve assistir um VHS com a filmagem do seu casamento. E é assim que origina-se a maior pergunta do drama: "Quem é o marido da Na Jeong?"



         

          
Os jovens dessa época eram conhecidos como "Geração X" que são como são designados aqueles que nasceram entre 1960 e 1978, durante a juventude deles tiveram o primeiro contato com alguns artigos tecnológicos que para nós são super ultrapassados como o pager que é bastante utilizado pelos personagens. Confesso que depois de ver eles usarem tanto o aparelho eu até fiquei com vontade de voltar no tempo.
Nos primeiros episódios vemos a chegada dos jovens na Pensão, o início da amizade deles e como eles viraram um família de verdade, pois como é falado em algum episódio "Pai de amigo meu é meu pai também".
No andar superior da casa há um espaço em que os amigos sempre se reúnem para beber e conversar e em uma desses encontros acontecem várias revelações e até beijos inesperados. Outros cantos legais da casa são a sala de estar, onde todos se sentam para assistir ao noticiário e dramas, onde assim como nós, ficam dando palpites sobre atores e seus personagens, e a cozinha onde se reúnem diariamente para as refeições e falar sobre seu dia-a-dia, vivendo como uma família de verdade.
        
        


Foram abordados alguns assuntos que eu achei até inovadores por se tratar de um drama com personagens jovens, como a entrada no exército e como é o relacionamento entre os soldados, a crise econômica na Coréia do Sul  que foi retratada como uma vergonha para os sul-coreanos, o primeiro emprego e até relacionamento à distância.
Há também aqueles assuntos que costumam estar na vida de jovens como o primeiro amor, paixão platônica, qual profissão seguir, a dificuldade em arrumar um emprego, a perda de alguém muito importante e o término de um relacionamento.
O lapso temporal foi algo interessante de acompanhar pois eles não usaram o clássico "x anos depois" o tempo todo, foram passando de meses em meses para mostrar o que realmente precisava. 


Sobre minha amada OST: coisa mais fofa desse mundo, todos os atores jovens cantaram para o drama o que deu um toque especial para as músicas. Além deles outros cantores como Roy Kim e Lim Kim. Para conferir a ost clique aqui :). Foram muitas as músicas que tocaram nos episódios, quase todas as cenas vinham acompanhadas de uma música que se encaixava perfeitamente na situação, e por ter sido de grupos que faziam bastante sucesso na época você acaba sentindo-se vivendo na década de 90 também.
Para quem já assistiu Reply 1997 há uma grande surpresa, o elenco aparece nos episódios 16 e 17, e descobrimos que Shi Won e Yoon Jae são vizinhos da Na Jeong e seu misterioso marido. Falando nesse misterioso marido, os garotos são sempre chamados por apelidos pois o suspense sobre o marido perdura até o último episódio e só sabemos que o nome do marido é Kim alguma coisa Joon, e no decorrer da história alguns nomes são revelados pois vemos que eles passam a ter uma vida amorosa com outra pessoa.
         


 Assista online no Viki!



SPOILER !!!



Um dos objetivos desse post foi eu ter espaço para poder surtar HAHAHAHA então aqui vai meu desabafo:


  • Drama MARAVILHOSO! Um ponto negativo para mim seria os episódios com mais de 1 hora de duração, que por mais que tenham passado rápido, eu gosto de episódios curtos. (Sim, ao contrário da grande maioria dos fãs de k-dramas)
  • Eu tive e ainda tenho muitos chiliques quando começo a comentar qualquer coisa sobre Reply 1994 por causa do bendito marido. Sim, estava na cara quem ia ser o escolhido desde o início, até mesmo se você parar para observar as fotos de divulgação, mas a boba aqui (junto com MUITAS pessoas) resolveu torcer pelo moço errado e ficou revoltada com o final por alguns dias. Não falo que a escolha foi errada, pois a Na Jeong amava o cara, mas a autora foi muito troll e fez com nós acreditarmos que no final tudo ia mudar por causa do término do namoro dela e com a aproximação com o meu querido personagem de coração partido.  Mas como todos os personagens foram perfeitamente criados, não tem como não ficar feliz e aceitar a realidade.
  • Por mais que a curiosidade matasse, eu nunca me diverti tanto achando que uma hora o marido era o Trash Oppa e no outro era o Chilbong, eu sempre achava que tava certa mas acabava mudando de ideia umas 3 vezes todo episódio LOL mas no final sempre era: #teamChilbong apesar de ter uma queda pelo Trash e seu sorriso estranho e fofo.
     
  • O que vou falar aqui é um pensamento unânime: Binggrae era apaixonado pelo Trash. E isso estava mais do que estampado na cara do pobre rapaz, mas arrumaram uma moça para ele nos 45 do segundo tempo que deixou todo mundo indignado, por que olha, não enganou ninguém. Não sei o por que dela ter feito isso já que o personagem gay de Reply 1997 fez sucesso e esperava-se que fosse repetida essa fórmula já que é um assunto polêmico por lá. Mas para suprir essa trollagem, espero que alguém já esteja providenciando boas fanfics por aí.
  • Para terminar, queria agradecer por terem mostrado que mesmo após um amor não bem resolvido a pessoa deve seguir seus objetivos e não ficar o resto da vida lamentando, por quê a vida é assim gente, nossa felicidade não pode estar presa a uma pessoa, devemos amar os nossos sonhos e lutar por eles.  

Espero que tenham gostado da minha resenha e que eu tenha convencido vocês a assistir esse k-drama tão divertido e maravilhoso!! Comentem com suas opiniões sobre ele ou se te animei para conferir essa história. Beijos.


            

Hoje é aniversário de 1 ano do Candy Seasons :) Venho agradecer a todos que visitam meu blog, comentam e gostam do que eu escrevo pois cada post aqui é um pedacinho de mim sendo exposto. Muito obrigada pelo carinho de todos. Espero comemorar mais aniversários do blog com vocês  (/^▽^)/ 


You Might Also Like

11 comentários