Para todos os garotos que já amei - Jenny Han


Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que em um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

No início desse ano coloquei o livro como abandonado no skoob, o que é uma vergonha devido ao hype que esse livro me deu quando resolvi dar outra chance recentemente. A razão para dar outra chance foi o filme da netflix que irá estrear dia 17 de agosto desse ano, e olha, to 1000% mais empolgada para o filme agora. Resolvi ler o ebook em inglês já que o tema é bem tranquilo e queria dar uma estudada e realmente, o inglês não é complicado, tem uma ou outra palavra que eu tive que usar o dicionário, mas em suma, foi uma experiência muito divertida. Vamos para o livro.

Lara Jean é uma garota de 16 anos que têm duas irmãs: Margot e Kitty, a mais velha e a mais nova respectivamente. Elas são conhecidas como as Garotas Song, são filhas de mãe coreana e pai americano, e não abandonam suas raízes por morar nos Estados Unidos. Após o falecimento da mãe, as garotas tornam-se mais independentes e unidas para ter forças em continuar a vida com o pai. Acontece que Margot acabou de formar no ensino médio e fará faculdade na Escócia e o mundo de Lara Jean mudará bastante já que ela assumirá o papel de irmã (presente) mais velha e precisará combater inseguranças e medos, como dirigir, já que será responsável por levar Kitty a seus compromisso, pois o pai é médico e nem sempre está em casa.
Esse parece ser o único problema de Lara Jean até que descobre que as cartas que escreveu aos seus ex-amores foram enviadas. Romântica, já se apaixonou por cinco garotos e quando queria dar um ponto final na paixonite escrevia uma carta de despedida a ele e colocava na caixa azul-petróleo que a mãe deu a ela antes de morrer. Nunca teve intensão de manda-las mas misteriosamente foram entregues a seus destinatário. Agora a vida de Lara Jean mudará, ela relembrará de suas velhas paixões e lidará com o tudo o que irá acontecer devido às essas cartas. 

"Margot diria que pertence a si mesma. Kitty diria que não pertence a ninguém. E acho que eu diria que pertenço às minhas irmãs e ao meu pai, mas isso nem sempre será verdade. Pertencer a alguém... Eu nunca tinha percebido, mas, agora pensando no assunto, parece que é tudo que eu sempre quis. Ser de alguém de verdade, e que essa pessoa fosse minha."

Grande parte dos livros Jovem Adulto tem como foco principal o romance que eu particularmente adoro, Para todos os garotos que já amei não é diferente pois o amor é um dos temas principais, mas não há somente o amor romântico entre os personagens principais, há o amor familiar que é um dos grandes pilares de toda a história.
O que mais me cativou foi que Lara Jean não vivia apenas aquela fase de romance adolescente, ela é apaixonada por sua família e a rotina dela é relacionada a isso. Para ela a falta da irmã que viajou para estudar causa um vazio enorme e ela se sente responsável por manter a rotina da casa e a união entre toda a família. Ver a relação das irmãs entre si e com o pai foi algo que se tornou um dos meus pontos favoritos da história e também ver como a Lara Jean se importava sobre como aqueles que se aproximavam dela tratavam sua irmã e o restante da família. O importante para mim é ver uma rotina familiar sendo retratada de uma forma bem gostosinha e interessante de acompanhar.
A vida de Lara Jean muda quando as cartas são enviadas e nisso ela passa por vários conflitos internos o que a faz amadurecer e como é bom ver um personagem que cresce conforme suas escolhas, que entende seus erros apesar de sua teimosia, já que é algo que todos podemos nos relacionar. A relação dela com o amor é fofa e bem clichê, não é algo complexo cheio de problemas como costumam ser os livros da Colleen Hoover, por exemplo. Uma das ex-paixões da garota foi um problema para mim, fiquei um pouco triste pela confusão que deu com sua irmã, pelo menos o final foi bem o que eu queria, então tá tudo ótimo hahaha. 
Lara Jean acaba criando um relacionamento de mentirinha para tentar disfarçar a bagunça que foi a entrega das cartas e nisso se aproxima de um amigo de infância e tudo o que eles passam juntos é tão gracinha e clichê que não tem como não amar!
Enfim, o livro é leve e divertido. É bem aquele cliché adolescente mas com um desenvolvimento bem legal da personagem de 16 anos. Não tem aquela super amadurecida, o que me agradou bastante, já que estamos falando de uma personagem adolescente que nem tem motivos para amadurecer tão rápido. O romance e a vida de Lara Jean e sua família é adorável e dá aquele quentinho no coração. Recomendo bastante!!


Não quero dar spoilers, então a resenha não está muito aprofundada, quem quiser conversar sobre é só me procurar nos comentários ou nas redes sociais.

Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 320
Gênero: Jovem Adulto
Onde comprar: Amazon (em português)
Nota:  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercite-se com K-pop

É o mês do comeback!!

Tô de volta!!!! (pela milésima vez)